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16 fevereiro 2013

A importância da pesquisa

Tudo o que criamos tem alguma relação com experiências vividas ou referências acumuladas em nossa mente. Com o tempo, adquirimos tal conhecimento das formas que conseguimos reproduzí-las sem a consulta, mas ainda assim os mínimos detalhes escapam à nossa memória. Por exemplo: um exímio retratista não conseguirá fazer um bom retrato tendo como base unicamente a lembrança, ainda que o modelo seja conhecido.

Ora, se até com temas conhecidos precisamos do apoio de referências para o refinamento da forma, o cuidado é maior ainda quando se trata de um assunto novo, como acontece no processo de ilustração de um livro clássico. Não devemos representar um vestido, mas O Vestido; a roupa de uma Bela adormecida não pode ser similar à da Cachinhos Dourados, bem como o urso desta não pode ser igual ao urso polar de A Leste do Sol e a Oeste da Lua, e essas três histórias não poderiam se passar no mesmo lugar. 

A boa pesquisa dá veracidade à imagem que estamos produzindo, e base para a atmosfera que criamos; sem a realidade, a fantasia não tem sentido. Por esse motivo, valorizo muito o estudo e a conceituação em meus trabalhos. Pesquiso desde a aparência do solo até o tipo de vestimenta que a personagem porta, levando em conta a cultura do local, a época, classe social, etc. Até o menor objeto em composição possui sustentação no real.

Para ilustrar um conto, não me baseio exclusivamente na minha imaginação: busco referências no real para fundamentar minhas composições. Como exemplo, vou citar um pouco do que estudei para as ilustrações do livro A leste do Sol e a Oeste da Lua:

// composição
Devido à pesquisa prévia, a região em que a história se passaria estava determinada, então coloquei apenas as formas sugeridas de vegetação, mobiliário e vestimenta das personagens na etapa de escolha da composição. Definida a configuração espacial da ilustração, procedi com o refinamento das formas  agora, sim, com consulta de detalhes nas referências. 

Estudo inicial de composição

Estudo secundário de composição, refinado
Esboço quase finalizado de ilustração
// refinamento: vegetação
Por ser a representação da passagem da protagonista através de caminhos tortuosos em busca de um lugar quase onírico, escolhi uma floresta que transbordasse fantasia em suas formas. Trata-se de uma floresta temperada, então eu não poderia, por exemplo, colocar bananeiras e margaridas em meio aos pinheiros. A pesquisa foi feita desde a aparência do solo até as árvores de pequeno, médio e grande porte deste local específico. Misturei, também, a vegetação de outras áreas da Rússia para compor  pode-se fazer isto, desde que seja pertinente à ilustração e que permaneça crível.

Detalhe do esboço da ilustração finalizado e sua respectiva referência



//  vestimenta
A vestimenta tradicional russa foi projetada para enfatizar a dignidade interior da mulher, e o controle emocional. As peças não são apenas bonitas, como convenientes para que as mulheres pudessem trabalhar sem sentirem sua liberdade restringida. No campesinato, descobri que os trajes mais utilizados eram tecidos caseiros feitos com lona e lã, bordados ou com padrões geométricos, ou que remetessem à flora ou à fauna. 

As cores são sempre intensas, e a mais utilizada é o vermelho. A abundância de tonalidades desta cor em trajes de antigos mulheres russas pode ser explicada pelo fato de que o vermelho era a cor de proteção, de acordo com a superstição da época, e do fato de que havia inúmeros corantes naturais para cores marrom-avermelhadas. Além disso, a a palavra russa "belo" vem de "Krasny", termo russo para "vermelho".

Exemplos de vestimenta Russa
Exemplos de calçados pesquisados
Estudo da protagonista comparado com desenho que exemplifica a aparência 
da vestimenta "Rubaka", que era uma roupa mais comum aos camponeses.

Para a roupa da protagonista escolhi uma saia longa vermelha e bordada, camisão largo de tecido cru e calçados trançados.

Na primeira cena* eu utilizo o capuz, pois na cultura russa mulheres casadas não andam com a cabeça descoberta  faz sentido, portanto, colocar a protagonista com a cabeça coberta (não com adornos; deveria ser algo improvisado, devido ao fato repentino), pela promessa do casório. Após a quebra do encantamento na história, eu passo a representar a personagem sem adornos na cabeça, já que ela perde o posto de noiva.

[ *história completa do conto pode ser encontrada aqui]

Essa foi só uma pequena amostra da pesquisa que eu faço para ilustrar um conto, espero que tenham gostado! :)
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